sábado, julho 12, 2008

JOSH WINK (Ovum/EUA) DJ SET
Este grande nome do novo som de Filadélfia, nas vertentes house e techno, é o grande destaque do Anti-Pop 2008. Depois de criar a editora independente Ovum Recordings em 1994, com o seu partner King Britt, Josh Winkelman (de seu nome completo) gravou o clássico “Liquid Summer”. De seguida, lançou vários temas por prestigiadas labels europeias, como a belga R&S Records ou a britânica XL Recordings. Em 1995, foi um dos primeiros DJs/produtores a traduzir o seu árduo trabalho em êxitos mainstream, com temas como “Don’t Laugh”, “I’m Ready” ou “Higher State of Consciousness”, que se tornaram clássicos de pista. Mais recentemente, criou grandes êxitos como “How’s Your Evening So Far?” (2000) e “Superfreak (Freak)” (2002), mas recuperou uma atenção redobrada sobre o seu trabalho com as suas remisturas para artistas como FC Kahuna, Paul Oakenfold, Ladytron, Clint Mansell, Sting ou Depeche Mode. Os últimos lançamentos (2007) revelam um assumido regresso revivalista do autor à estética acid: à compilação misturada Josh Wink’s Acid Classics, para a revista Mixmag, seguiram-se os máxis “Swirl” e “ThickAs Thieves”, assinados apenas como Wink.


· ANDRÉ GALLUZZI (Cocoon/Alemanha) DJ SET
Nascido em Frankfurt e criado em Wiesbaden, André Galluzzi radicou-se entretanto em Berlim. Iniciou a sua carreira de DJ em 1990, em clubes como o Parkcafe (Wiesbaden) ou o Dorian Gray (Frankfurt). Em 1992, começa a actuar no Bunker e, mais tarde, no Tresor (ambos em Berlim). Com Paul Brtschitsch, cria a editora Taksi, em 1995. Como produtor, o seu primeiro disco saiu em 2000.

· BILLY DALESSANDRO (Siteholder/EUA) LIVE ACT
Billy Dalessandro é um dos maiores responsáveis pela renovação do techno de Chicago. Movendo-se entre o techno e house minimal, confere às suas produções uma sonoridade futurista, assente em fortes linhas de baixo e com um apelo irresistível à dança. Passou por várias editoras fundamentais da actualidade, como a Force Inc., a Resopal, a Harthouse Mannheim, ou a portuguesa Soniculture, tendo criado a Siteholder, no ano passado. O facto de ser engenheiro de som certamente facilitou a vida de Billy no estúdio, onde se revela um produtor exímio e inovador. Com uma carreira iniciada em 2002 e repleta de 12”, este produtor já lançou os álbuns Midievalization (Resopal 2003), Starcity (Resopal 2006) e Into the Atom (Harthouse 2007). Em 2008, já lançou os máxis “Are You There?” (Siteholder), “Pump Kiss Pie”, em co-autoria com Expander (Soniculture) e “Soulchaser” (Harthouse). Pumping, groovy e minimal são as palavras mágicas.

· GABRIEL ANANDA (Karmarouge/Alemanha) LIVE ACT
Outro nome fundamental da electrónica alemã actual, oriundo de Berlim, com carreira prolífera como produtor iniciada em 1997, que acaba de editar novos temas na compilação Traumschwiegersöhne da Karmarouge.

· GROBAS & INO (Galiza/Espanha) DJ SET
Da Galiza, vem este ano esta dupla oriunda da Corunha. DJ e produtor, Grobas foi um dos mentores da etiqueta Trasher Home Recordings, pela qual lançou os máxis “Feel Da Bass” e “That Day” (ambos em 2004) e “What’s That” (2005). Em 2008, não tem parado de produzir: gravou o tema “Walking on a Cloud”, para a In/Out Records; e “Bubby Dubby”, “Between You and Me”, “Critical Haze” e “Drozo”, todos para a DPress Industries. Ino é, também, um activo produtor, muito ligado à editora House Café Music. Iniciou a sua carreira com o tema “It’s Around” (2003). Os seus máxis mais recentes são “Sin Palabras”, “Take Control” e “You Are Not the Star” (todos em 2007) e “Galifornication” (2008).

· MARC HOULE (M_nus/Alemanha) LIVE ACT
Referência fundamental da estética minimal e da editora M_nus, de Richie Hawtin, o produtor berlinense Marc Houle começou a sua carreira em 2004. Até agora, editou os álbuns Restore (2004) e Bay of Figs (2006), e ainda o máxi “Techno Vocals” (2007). Além disso, tem feito remisturas para temas de Imiafan, Actual Jakshun, Jorge Savoretti, Slam, Troy Pierce, Ellen Allian & Apparat, Tractile e Marc Ashken.

· MARCO CAROLA (Plus 8/Itália) DJ SET
Nascido em Nápoles, em 1975, Marco Carola é hoje a referência primordial do techno italiano. Com uma extensa discografia editada a partir de 1995, este DJ e produtor tem actuado várias vezes entre nós desde 2000, em alguns eventos de techno. Em 2007, assinou pela editora canadiana Plus 8, criada por Richie Hawtin e John Acquaviva, pela qual já lançou os máxis “Apnea” (2007), “Plus One” e “Plus Two” (2008).

· MATHEW JONSON (Wagon Repair/Canadá) LIVE ACT
Consagrado produtor canadiano, autor do êxito “Marionette”, do EP de 2005 7.19 FM David, editado pela Wagon Repair, de que foi também co-fundador, além de assinar, desde 2000, remixes para artistas de diversas estéticas, dos Chemical Brothers ou Moby até Nelly Furtado.

· MODESELEKTOR (BPitch Control/Alemanha) LIVE ACT +
PFADFINDEREI VIDEO
Modeselektor é uma dupla berlinense constituída por Gernot Bronsert e Sebastian Szary, com trabalho desenvolvido a partir de 2002, para a editora BPitch Control. Lançaram os álbuns Hello Mum! (2005) e Happy Birthday (2007) e, já este ano, editaram o máxi “Bettina (Ziech Dir Bitte Etwas An)”.
Pfadfinderei é um colectivo de design fundado em Berlim, em 1998. Entre muitos trabalhos de relevo, são responsáveis, por exemplo, por todo o design da editora BPitch Control. Explorando vários estilos visuais, imprimem a sua marca individual a cada projecto em que se envolvem, criando sempre um estilo único com a sua mistura de design gráfico, vídeo, tipografia, impressão, fotografia e, é claro, VJing.

· SASSE a.k.a. FREESTYLE MAN (Moodmusic/Alemanha) DJ SET
De origem finlandesa, Klas-Henrik Lindblad iniciou a sua carreira como DJ no final dos anos 80. Em 1996, ainda em Turku, criou a editora Moodmusic, que estreou com o lançamento do seu primeiro trabalho como produtor: Sasse presents… The Time Together EP. Mais tarde, mudou-se para Berlim e transferiu, também, a Moodmusic para a capital alemã. Tem desenvolvido uma intensa discografia, assinada não apenas como Sasse, mas com outros alter ego como Freestyle Man ou Sassomatic. Em 2007, foi co-produtor do tema “It’s All True”, que serviu de single de promoção do último álbum de Tracey Thorn, Out of the Woods. Os seus lançamentos mais recentes são os máxis “Belvedere” (2007) e “Mount Juneau” (2008).

· SLEEPARCHIVE (Sleeparchive/Alemanha) LIVE ACT
Durante algum tempo a identidade de Sleeparchive permaneceu um mistério e muitas das suspeitas dirigiam-se para duas das mais destacadas personagens da música electrónica: Richie “Plastikman” Hawtin e Mika “Pan Sonic” Vanio. Afinal tratava-se de Stephan Metzger, alemão de 29 anos, criador do projecto Skanfrom, enterrado em 2002, e desde então Sleeparchive, projecto e editora sedeados em Frankfurt e distribuídos pela Hard Wax. Mas as suspeitas tinham algum fundamento, dado que a sonoridade sofisticada criada por Sleeparchive, repleta de baixos pesados sob um groove áspero e abstracções electrónicas obscuras e hipnóticas, faziam crer que se podia tratar de uma colaboração entre estes dois génios da música electrónica. O mito morreu, mas só veio fortalecer o carisma gerado à volta do trabalho de um artista que fez regressar o techno minimal às suas origens, dando primazia à cena de Birmingham em detrimento de Colónia ou Berlim. Com uma sólida carreira iniciada em 2003, Sleeparchive lançou já este ano o EP Hadron. A reconhecida qualidade e consistência do seu trabalho fez com que fosse convidado a remisturar nomes como Monolake, Modeselektor, Regis, Metope ou Rhythm&Sound, e os seus temas inseridos em compilações de Sascha Funke, Tiefschwarz, Richie Hawtin, Miss Kittin ou The Hacker, o que demonstra bem o reconhecimento artístico dado uma personagem de quem ainda muito se espera.

· SUPERMAYER (Kompakt/Alemanha) DJ SET
A super dupla alemã que reúne Superpitcher e Michael Mayer, responsável por várias remisturas de sucesso, que lançou recentemente o seu álbum de estreia Save the World (2007). É, também, o regresso de Michael Mayer ao Anti-Pop, depois do seu memorável encerramento da 2ª edição do evento, em 2006.

· TIEFSCHWARZ (Souvenir/Alemanha) DJ SET
A mítica dupla dos irmãos berlinenses Ali & Bastian Schwarz, já bastante conhecida por frequentes actuações em Portugal, comemorou no ano passado os seus primeiros 10 anos de carreira. Além de inúmeras produções avulsas e remixes de sucesso para variadíssimos artistas, o seu percurso é também marcado pelos álbuns de canções RAL9005 (2001) e Eat Books (2005).

No que respeita a DJs portugueses, além de nomes ligados à “família” da OfirProd que têm já presença garantida no festival, assinalam-se este ano muitas outras estreias. O cartaz nacional é vasto e variado:

· MICRO AUDIO WAVES LIVE ACT
O destaque do cartaz português vai para o concerto dos Micro Audio Waves, uma das referências mais criativas e estimulantes da música portuguesa dos últimos anos. Este projecto de electro-pop surgiu em 2000, apenas como duo, composto por Flak (o guitarrista dos Rádio Macau) e C. Morgado (instrumentos electrónicos). Alargou-se, depois, a trio, com a valiosa entrada da vocalista Cláudia Efe. Até agora, lançaram três álbuns: Micro Audio Waves (2002), No Waves (2004) e Odd Size Baggage (2007).

· ANA FEEL (ofirprod.pt) DJ SET
· EXPANDER (site holder kompakt sonic culture) DJ SET
· FRESHKITOS (gare ofirprod.pt) DJ SET
· FULL METAL FUNK [Zé Salvador & Tozé Diogo] DJ SET
· HEARTBREAKERZ (da providers) DJ SET
· HENRIQ (da providers) DJ SET
· INVADERS LIVE ACT DJ/VJ
· MAGAZINO (clasic bloop ofirprod.pt) DJ SET
· MIGUEL RENDEIRO (ofirprod.pt) DJ SET
· NUNO F (ofirprod.pt) DJ SET
· NUNO DI ROSSO (ofirprod.pt) DJ SET
· PEDRO RICCIARDI (frágil ofirprod.pt) DJ SET
· RUI VARGAS (lux ofirprod.pt) DJ SET
· YEN SUNG (lux ofirprod.pt) DJ SET

Os passes para as três noites do festival encontram-se já à venda através da Ticketline (www.ticketline.pt), com um preço especial de promoção de 50 euros até ao dia 30 de Julho; Comprado no recinto, o mesmo passe de 3 dias custa 60 euros. O ingresso isolado para cada noite custará 25 euros.

Como já é habitual, o Anti-Pop encerrará, no domingo de manhã, com um after-hours no bar/esplanada Caffè del Rio, em Viana do Castelo. O passe de 3 dias dá direito à entrada nesta festa.


ALINHAMENTOS

QUINTA / 31 JULHO

20h00 – Henriq
21h00 – Heartbreakerz
22h30 – Full Metal Funk
00h00 – Miguel Rendeiro
01h30 – Expander
03h00 – GABRIEL ANANDA live
04h30 – JOSH WINK
07h00 – MARCO CAROLA


SEXTA / 01 AGOSTO
20h00 – Nuno F
21h00 – Magazino
22h30 – Grobas & Ino
00h30 – MICRO AUDIO WAVES live
01h30 – Invaders
01h45 – SLEEPARCHIVE live
03h00 – Freshkitos
04h30 – MODESELEKTOR & PFADFINDEREI live
05h45 – MARC HOULE live
07h00 – ANDRE GALLUZZI


SÁBADO / 02 AGOSTO
20h00 – Ana Feel
21h30 – Nuno Di Rosso
23h00 – Yen Sung
00h30 – BILLY DALESSANDRO live
01h30 – TIEFSCHWARZ
04h00 – MATHEW JONSON live
05h00 – Rui Vargas
07h00 – SUPERMAYER

AFTER-HOURS (CAFFÈ DEL RIO)
09h00 – Pedro Ricciardi
11h00 – SASSE aka FreeStyleMan

Music by: Supermayer - The Art Of Letting Go
www.anti-popmusicfestival.com
www.myspace.com/antipopmusicfestival

2 Comments:

Blogger jorge vicente said...

josh wink é bastante bom, já o ouvi aqui há anos e tenho dois trabalhos dele em casa.

entretanto, onde posso comprar a "dominium"?

08 setembro, 2008 18:32  
Blogger Miss Libido said...

Recomendo que te inscrevas no Fórum Dominium (link neste site) onde podes ver todos os pontos de venda.

A laternativa é também assinatura online, no site www.dominiumonline.com

Mas mais imediato é a Festa de próximo dia 20 no Porto, do Projecto Domninium, com mail/convite a ser hoje enviado a todos os inscritos no Fórum, e onde poderás adquirir os 3 numeros já editados da revista!

Obrigada *******

10 setembro, 2008 15:21  

Enviar um comentário

<< Home